Seja em uma casa com quintal ou até mesmo dentro de um apartamento, é possível ter sua horta e cozinhar com temperos e hortaliças super frescas.

A maioria dos Chefs estrelados começa seus pratos na escolha dos melhores ingredientes, no caso das ervas e hortaliças não é diferente, imagine o sabor de algo que acabou de ser colhido?
E imagine que você pode ter seus temperos preferidos a mão e isso não requer um grande espaço, pode ser feito ai mesmo na sua janela.

Além de qualidade e praticidade na cozinha, cuidar de uma horta é uma atividade terapêutica, que em tempos de quarentena são momento valiosos, essa atividade sem dúvida é capaz de te proporcional bem estar.

Em um mundo onde a indústria utiliza agrotóxicos de maneira desregrada não conseguimos saber a origem dos alimentos, então nada mais garantido do que você semear, adubar, regar e colher seu próprio alimento. Isso sem falar na economia já que você não desperdiça colhendo apenas o que precisa para seu preparo.

Os tipos de plantas vão do seu gosto, mas opções como manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim e tomilho são as mais comuns. Também é possível ter flores comestíveis como a capuchinha por exemplo, plantando flores comestíveis além de requintar a finalização dos seus pratos vão  deixar sua janela linda, ajudando na decoração da sua casa ou apartamento.

Abaixo algumas dicas dos temperos e das hortaliças mais comuns:

Salsinha e cebolinha
O tempero mais comum do cozinha brasileira, são plantas que podem ser plantadas no sol mas exigem um momento de sombra no dia. São super simples de cuidar, basta regar com parcimônia.

Alecrim
O Alecrim é uma planta de sol, e não apresenta grande necessidade de adubação, também não é muito vulnerável a pragas e permite a propagação das mudas a partir do próprio galho.

Manjericão
Uma planta que exala um perfume delicioso, usamos desde as folhas até suas flores, que na versão roxo da uma cor espetacular no prato. Uso bastante as flores porquê não é bom mante-las no pé, isso atrapalha o desenvolvimento do manjericão.

Tomilho
Semelhante ao alecrim é simples de cultivar sem necessidade de constante adubação, aceita bastante sol e é deliciosa no preparo de carnes e legumes.

Capuchinha
Flores são sempre mais exigentes nos cuidados, no caso da capuchinha ela gosta de ser molhada todos os dias e tolera uma certa quantidade de sol. Você pode propagar a capuchinha a partir da estaca de outra, isso permite que tenha várias mudas ao mesmo tempo.