Partindo da filosofia de aproveitamento integral de alimentos, os alunos do Gastromotiva servem diariamente 90 pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Fundada em 2006, pelo chef e empreendedor social David Hertz, a Gastromotiva é co-criadora do Movimento da Gastronomia Social. Uma iniciativa global que conecta pessoas, projetos, empresas, universidades, agências internacionais, governos e a sociedade civil em torno do poder transformador da comida. Fome, desperdício, falta de oportunidades, obesidade e má nutrição são desafios globais que demandam ações conjuntas. A partir da experiência acumulada em mais de uma década de trabalho e impacto social no Brasil, no México, na África do Sul e em El Salvador, a Gastromotiva segue transformando vidas nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU.
Por meio de educação e cursos profissionalizantes, a organização já formou e encaminhou para o mercado de trabalho mais de 5.500 jovens em vulnerabilidade socioeconômica e ofereceu educação nutricional a 100.000 pessoas.
O Refettorio Gastromotiva é um restaurante escola, cujos pratos, durante o período das Olimpíadas do Rio de Janeiro, foram elaborados pelos melhores chefs do mundo, como Alain Ducasse, Mauro Colagreco, Virgilio Martinez, Micha, Kamila Seidler e Manu Bufara, junto a alunos da Gastromotiva utilizando apenas alimentos que seriam desperdiçados a despeito de estarem em perfeito estado para consumo. Atualmente, o serviço de salão fica a cargo de voluntários que se inscrevem para viver a experiência através do site da Gastromotiva: www.gastromotiva.org
O Refettorio já evitou o desperdício de mais de 100.000 quilos de comida em perfeito estado de consumo, transformados em mais de 140.000 pratos de comida por chefs e cozinheiros para pessoas em vulnerabilidade social, principalmente em situação de rua.
Instagram: @refettoriogastromotiva
Site do Projeto: http://gastromotiva.org/
Foto de capa: Reprodução Instagram