Carlo Petrini - Slow Food
Imagem: http://thedailyeater.com/

Em 1986, fundado por Carlos Petrini, o movimento começou com um conjunto de medidas em busca do direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais com qualidade especial.

A conscientização sobre o impacto da alimentação é uma preocupação em torno de tudo que acontece desde a plantação da semente até o aproveitamento e desperdício do alimento.

Equilíbrio do ecossistema é o principal objetivo do movimento Slow Food, baseado na ecogastronomia que respeita a naturalidade do meio ambiente, no sentindo de manter a biodiversidade cultivada ou selvagem. Defende uma agricultura menos intensiva, mais saudável e sustentável. Torna o consumidor parte do processo de produção, responsável por incentivar e apoiar produtores de alimentos bons, limpos e justos, através da necessidade de mudanças mais saudáveis.

O sabor e aroma do alimento deve ser preservado na sua forma natural, o produtor deve trabalhar com materiais e processos que não alterem suas características. O ambiente, os animais, o consumidor, o produtor, as tradições, devem ser incluídos nas estratégias globais de cuidados para manter a saúde e sustentabilidade de todo o sistema que envolve o alimento. Tudo isso leva à qualidade de trabalho para o agronegócio, garantindo o respeito à diversidade cultural.

Slow food
Imagem: http://www.gannett-cdn.com/

Slow Food é um movimento que propõe mudanças de hábitos globais conscientes e mais inteligentes para um cotidiano mais prazeroso. Você já parou para pensar sobre isso? Comece a observar os alimentos que você consome, leia as embalagens, os ingredientes. Pense como esse alimento foi produzido, pesquise sobre os impactos que ele causou no ambiente. Seja mais crítico, em relação à sua saúde, sobre as suas responsabilidades com o futuro do meio que seus filhos viverão.

Por: Gabriela Cardoso