Quando bate aquela fome um dos principais desejos da maioria das pessoas é o velho conhecido hambúrguer, porém, com toda essa gourmetização o que deveria ser o rei do fast-food tomou uma nova roupagem nas hamburguerias gourmet que vem deixado a conta bem salgada.
Porque não fazer essa delícia no conforto de casa e desfrutar de uma qualidade igual ou superior aos vendidos a preços absurdos?
Trago hoje 20 dicas para que você mesmo sem experiência na cozinha faça o hamburguer perfeito:
1 – Use carne fresca e de procedência
Talvez essa seja a dica principal, que vai conferir o sabor e textura ideais ao seu lanche, quando o assunto é carne, seja para nosso hambúrguer ou seu churrasco de final de semana procure locais onde a rotatividade é grande e a higiene seja respeitada.
2 – Faça um mix de carnes diferentes
Essa dica irá proporcionar uma excelente textura, sabor e suculência ao seu bife de hambúrguer. Experimente utilizar acém (pela marmorização de gordura) com um pouco de fraldinha ou coxão duro.
3 – Procure usar no máximo 25% de gordura na carne de seu hambúrguer
Para que a carne fique suculenta a gordura é essencial mas não ultrapasse 1/4 da proporção para evitar um bife gordo e enjoativo, procure medir sempre 1/4 do total da carne em gordura, uma boa escolha é a gordura de peito bovino.
4 – Limpe a parte magra da carne
Como a carne é a estrela da nossa receita é necessário um cuidado especial com esse ingrediente, procure limpar a parte magra da carne para acertar na proporção de gordura e retirar nervos, fibras longas e partes indesejadas.
5 – Para fazer o mix corte em cubos
Se você possui um moedor ou o atendente do seu açougue é gente fina peça para misturar tudo cordado em cubos, isso garante que durante a moagem a carne já se misture de forma homogênea na gordura. Caso não possua o moedor misture sempre a carne gelada e não por muito tempo. Se precisar misturar bem volte para a geladeira e repita o processo antes que a carne perca temperatura no contato com as mãos.
6 – Moer e moer
Sim, seu bife ficará muito mais homogêneo se passar duas vezes no moedor. Muita gente fica com vergonha de solicitar ao atendente que faça esse processo, mas pode ficar certo de que vale a pena, esqueça a timidez.
7 – Medida das porções
A porção ideal para o sanduíche é de 120g a 180g de carne moída. É claro que se deseja criar seu mega burger pode ousar em aumentar essa quantidade lembrando que isso dificulta o cozimento interno do hambúrguer. Caso não tenha balança meça na palma da sua mão.
8 – Bater o hambúrguer
Já viu alguém jogando uma bola de carne pra la e pra ca? Isso serve para tirar o ar entre as partes da carne, é muito importante que bata o bolo de carne de uma palma da mão para a outra com força umas 15 vezes até que tudo esteja mais compacto.
9 – Modelagem do Hambúrguer
Para dar a forma padrão aos bifes podemos usar várias técnicas, um aro de fritar ovo ou até mesmo um aro feito de garrafa pet serve para auxiliar na modelagem. Aperte a carne dentro do aro com ajuda de uma colher e retire o aro. Se não tiver um aro disponível use um prato pressionando a bola de carne contra uma tábua.
10 – Aperte no meio
Quando estiver modelando aperte bem o centro do hambúrguer para que ele não estufe o centro durante o cozimento, assim ele ficará plano e perfeito dentro do seu pão.
11 – Acomodando os bifes
Para acomodar os bifes que serão preparados na chapa use papel manteiga ou plastico filme embalando até que chegue o momento de ir para a chapa.
12 – Mas e o tempero?
Não adicione nada ao hambúrguer até o momento de grelhar ou levar para a chapa, o sal não permite que o líquido da carne se concentre dentro do hambúrguer.
13 – Chapa ou grelha bem quente
Para que a carne possa ser selada e toda suculência permanecer dentro do nosso bife você deve pré aquecer sua chapa ou grelha até a temperatura de preparo. Em casa aqueça sua frigideira em fogo médio para alto cerca de 5 a 8 minutos.
14 – Grelhando ou fritando
Para untar a superfície no caso da chapa use um pouco de manteiga e somente ao tocar a chapa deve-se salgar o bife. O ponto você deve definir de acordo com a potência e temperatura da sua chapa ou frigideira, normalmente um bife mal passado fica em torno de um minuto e quarenta segundos mas isso pode chegar a dois minutos se seu fogão for mais fraco. Ao ponto deixe entre dois minutos e meio e três minutos. Acima disso, de quatro a cinco minutos ele está bem passado. Se seu bife é aquele de 180g ou maior teste o tempo acrescentando de 40 a 60 segundos a mais.
15 – E o queijo?
Coloque o queijo sobre o bife apenas quando um dos lados já estiver pronto, vire e coloque o queijo por cima do lado que foi grelhado. Assim o tempo de cozimento será ideal para derreter o queijo.
16 – Derretendo o queijo
Para conseguir derreter o queijo no centro do bife utilize um abafador ou algo parecido com uma tampa de panela deixando seu hambúrguer abafado por cerca de um minuto. Seu queijo vai derreter perfeitamente!
17 – Muita calma nessa hora
Não pense que é tirar da chapa e colocar no pão, se você gastar este último minuto deixando seu hamburguer descansar sobre uma tábua todo a suculência ficará ainda mais distribuída.
18 – Selando o Pão
Para que seu pão não fique encharcado com a gordura ou com o molho é interessante que ele esteja selado, para isso basta passar manteiga nas faces do pão e leva-los para a chapa até dourar.
19 – Montagem
Na montagem coloque o bife por baixo e a salada e o molho por cima, isso ajuda para que o sanduíche fique inteiro durante a degustação. No caso de sanduíches com andares faça da mesma forma, com a salada sob a tampa do sanduíche.
20 – Acompanhamento
Não se esqueça de servir seu hambúrguer com algum coadjuvante que vai tornar essa experiência ainda mais interessante, batata frita é um clássico, mas pode ser substituída por anéis de cebola ou alguns bolinhos fritos sempre acompanhados de catchup ou um molho de sua preferência.
Aproveite!
Postagens Relacionadas
Sobre o Autor
Guilherme Teixeira é Mineiro, Designer Gráfico e Cozinheiro. Inquieto e criativo é na cozinha que deixo a imaginação fluir e acabo descobrindo novos sabores e texturas para compartilhar com vocês. Vamos cozinhar?
Fale comigoArquivos
- maio 2023
- outubro 2022
- abril 2022
- julho 2021
- dezembro 2020
- setembro 2020
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- março 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
- maio 2018
- fevereiro 2018
- janeiro 2018
- novembro 2017
- outubro 2017
- agosto 2017
- julho 2017
- maio 2017
- abril 2017
- fevereiro 2017
- janeiro 2017
- dezembro 2016
- novembro 2016
- setembro 2016
- agosto 2016
- maio 2016
- dezembro 2015
- novembro 2015
Fique por dentro
* Receba as últimas novidades do Vou Cozinhar em primeira mão!